Tuesday, January 31, 2006

A ATIVIDADE AERÓBICA*


A ATIVIDADE AERÓBICA*
é o melhor anti-depressivo

Artigo de autoria de Nuno Cobra
Revista "Viva", Ano 1, no 7

Um dos maiores e mais desanimadores dogmas da neurobiologia no século 20 acaba de cair por terra. No maior achado da neurociência nos últimos tempos, descobriu-se que o cérebro adulto continua a fabricar neurônios de forma contínua por toda nossa vida.

A descoberta da neurogênese adulta (fabricação de novas células nervosas ou neurônios) abre novas possibilidades de cura para doenças, tais como derrame ou mal de Parkinson, nos quais parte do funcionamento cerebral é claramente prejudicado.

A nova pesquisa mostra, também, que a neurogênese tem um papel importante em outras doenças psíquicas, especialmente a depressão.

A depressão clinica é uma doença completamente debilitadora causando por vezes total incapacitação do paciente, podendo levar ao suicídio.

Dois renomados neurocientistas americanos Fred Gage do Salk Institute e Barry Jacobs da universidade de Prynceton,descobriram que a depressão clínica pode surgir de uma falha no cérebro em relação a produção de novos neurônios.

Os experimentos mostram que a neurogênese acontece principalmente em uma parte do cérebro chamada "Hipocampo", responsável por reger a aprendizagem, a memória e as emoções.Os estudos mostraram que os pacientes que estão em depressão a longo tempo, têm um hipocampo consistentemente menor do que os pacientes não depressivos.

Isto ocorre porque os novos neurônios não estão sendo produzidos tão rapidamente quanto necessário para substituir os que estão morrendo.O stress, combinado com fatores genéticos, é o maior responsável pela supressão da neurogênese no hipocampo.

O laboratório de Gage, porém, chegou ao acaso a uma descoberta surpreendente.

Gage descobriu que a neurogênese se duplica quando os ratos têm em sua gaiola uma simples roda onde podem praticar atividades aeróbicas de longa duração, como caminhadas e corridas.

O mais surpreendente é que o aumento da neurogênese provocado pelo exercício é muito maior em relação ao aumento causado pela última geração de medicamentos anti-depressivos.

As descobertas foram tão convincentes que praticamente quase toda equipe que trabalha no projeto começou a praticar uma atividade aeróbica.

A explicação para o fenômeno é que a atividade física aumenta o ritmo cardíaco, aumentando a circulação sanguínea no cérebro, o qual recebe maior quantidade de fatores estimulantes ao aumento da neurogênese.

Outra possibilidade é devido ao fato de a atividade aeróbica proporcionar um ritmo cerebral chamado "Thetha" que, por sua vez, aumenta a produção de seretonina e o desenvolvimento dos neurônios.

É interessante para mim, perceber cientificamente, o que já percebia intuitivamente através de experiências com alunos que sofriam de depressão, e que se curaram através da atividade física, inclusive eliminando, com o tempo, medicamentos dos quais eram dependentes.

É bom lembrar, no entanto, que uma atividade eficiente e saudável, deve ser praticada sempre em equilíbrio de oxigênio, ou seja, sem sofrimento e razoável conforto respiratório.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home