Sunday, March 05, 2006

Pesquisas alemãs mostram que macaco sabe trabalhar em equipe

  Pesquisas alemãs mostram que macaco sabe trabalhar em equipe
REINALDO JOSÉ LOPES
DA REPORTAGEM LOCAL

Os seres humanos pertencem a uma espécie talhada para trabalhar em equipe, ainda que a situação política do planeta não pareça confirmar isso no momento. Pesquisadores na Alemanha dizem ter encontrado o embrião dessa mesma capacidade cooperativa em chimpanzés, mas com algumas diferenças intrigantes -o que sugere pistas sobre como a habilidade evoluiu na linhagem do Homo sapiens.
São duas pesquisas diferentes, ambas oriundas do Instituto Max Planck de Antropologia Evolutiva, em Leipzig, e publicadas hoje na revista "Science". Uma delas, coordenada por Felix Warneken, comparou a disposição para ajudar estranhos que existe entre crianças humanas pequenas, de apenas um ano e meio, com chimpanzés de três e quatro anos.
No experimento, o pesquisador fingia estar em apuros conforme realizava uma série de tarefas. Deixava cair um pequeno disco de metal no chão e fazia de conta que não conseguia alcançá-lo, por exemplo. A idéia era não pedir ajuda verbalmente aos bebês ou aos macaquinhos durante 20 segundos, para ver o que acontecia.
Das 24 crianças humanas, 22 ajudavam espontaneamente o pesquisador em pelo menos uma tarefa depois de apenas cinco segundos. Não era preciso nem olhar para os bebês. Já os filhotes de chimpanzé pareciam ter dificuldades para entender o problema do cientista na maioria dos testes, mas se mostravam espontaneamente prestativos (embora mais lerdos que as crianças) quando o problema envolvia alcançar um objeto caído.
"Isso mostra que os chimpanzés são capazes de entender algo da psicologia dos outros", disse Warneken à Folha. É mais um achado importante para o debate sobre a presença da chamada teoria da mente -essa capacidade de se colocar no lugar de outro indivíduo- entre os bichos.
Alicia Melis e Brian Hare, por sua vez, usaram uma plataforma cheia de bananas para ver se os macacos eram capazes de cooperar quando o assunto era ganhar comida. A plataforma estava presa por duas cordas, uma distante da outra. O único jeito de o primata conseguir a comida era deixar que outro entrasse em sua jaula para que, juntos, eles puxassem as duas pontas. Eles não só faziam isso como aprendiam a preferir os ajudantes mais eficientes quando tinham chance de escolhê-los.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home